8.17.2012

20 Anos de Japão, as amargas e boas lembranças...

 Meu nome é  Leny Iwata. Sou brasileira, não descendente de japoneses, casada com filho de japoneses, sou nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro.

Estamos aqui no Japão há 20 anos.


Após a vinda dos brasileiros para o Japão, muita coisa aconteceu, tanto no aspecto positivo, como negativo.

O meu japonês ainda é o básico, mas graças a ele, os meus dias aqui já são melhores. Todo dia, eu aprendo uma palavra nova.

Aqui não conheci só o Japão como também os mais diversos tipos de pessoas de todo o mundo que vem trabalhar, muitos americanos e europeus,  vêm estudar.

Quando cheguei aqui, a vida para os brasileiros era muito triste, e eu por  exemplo passei  uns 4 anos de minha vida só conversando com meu marido e com meus filhos, ainda muito pequenos.

Na época, os Brasileiro dificilmente tinha tempo para amizade, eles queriam  voltar logo para o Brasil, que não ligava para ninguém, para assistir um programa  do Brasil  era uma vez no mês.

Passava um caminhão, com algumas coisa do Brasil, tudo era tão caro, e dificilmente  se encontrava aquilo que estávamos  acostumados no Brasil, como o café, feijão.

Para ver televisão, eles alugavam as  fitas cassete de vídeo, as quais ajudava muitos meus filhos que estavam acostumados com os desenhos animados do Brasil,

Depois de 10 anos aqui, as coisas foram mudando e chegando os famosos  produtos do Brasil, entrando a tv acabo, agora já temos um pedaço do Brasil, deixamos aqui a nossa marca.

Aqui a vida de certo modo. é boa, mas por outro lado é triste. Eu vim  para ficar apenas um ano, deixando a minha mãe lá no Brasil dos meus encantos. Cheguei aqui e acabei por ficar gravidar de minha filha, e não pude voltar como eu tinha programado.

Com 3 anos vivendo aqui, minha  mãe não conseguiu me esperar para ouvir as últimas palavras dela, por isso sinto tamanha saudade.

Tive que seguir meu esposo e aprender ter uma nova vida que até hoje, confesso não me acostumei.

Tenho duas vidas: Uma  Lenny do Brasil e outra Lenny do Japão! e com isso esqueço um pouco o  jeito de ser do Brasil, e também esqueço a pronuncia do meu Português!! com isso também não aprendo o Japonês, nem me acostumo com o jeito dos Japoneses!!  vai la se entender porquê… complicado não é?

As pessoas no Japão são completamente diferentes do que estou habituada. Os Japoneses gostam verdadeiramente de ajudar os outros e de os fazer sentir à vontade. uma forma de viver muito inteligente e sensata, porque se algum problema acontecer, as pessoas resolvem-no com muita calma, mesmo nos momentos de tristeza  são sempre educados, estão sempre em completa dedicação ao seu trabalho. Eu já vi japonês trabalhar arduamente e passar mal, mai está  la vai comandando o seu trabalho. São super dedicados.

Em 2008, quando se iniciou a actual crise econômica mundial, a história do sucesso dos brasileiros no Japão ficou abalada. Não há dados sobre quantos perderam seus empregos, já que eles entram nas estatísticas oficiais de 4,5% de desempregados no país.


Veio a crise, o desemprego, muitos brasileiros em situação difícil, uns foram embora com ou sem a ajuda do governo japonês. Outros ficaram ajudando ou sendo ajudados.

A beleza fundamental está no interior.... no coração das pessoas.

Ame-se em primeiro lugar porque o brilho da sua estrela ninguém será capaz de ofuscar.

O que faz ser feio é a inveja a falta de caráter.

Ser lindo é ter compaixão, é amar sem querer se sobrepor às outras pessoas para se auto-afirmar... é ter humildade e respeitar o seu semelhante, outro ser humano que sente a dor e a alegria na mesma intensidade que você.

Amar sempre,  porque a vida, um dia pode ser arrancada de nós.

Mas o amor ultrapassa barreiras e nada pode arrancar do nosso coração, nem o amor e nem a alma.

A Bíblia descreve a Tribulação como um tempo de grande agonia - as perseguições aumentarão - A sua consciência é suficiente para mostrar o que você não é capaz de reconhecer" - A vida tem quatro sentidos: Amar, Sofrer, Lutar e Vencer, por isso Ame muito, Sofra pouco Lute bastante e vença Sempre!

http://el2.me/w2S7

21 comentários:

  1. Olá Leny,
    Sobre seu comentário no Arruma Blog, por favor verifique se seu cadastro único e real está feito no site do AdSense junto a Google. As vezes só temos o número do cadastro via Blogger e isso não garante que o sistema esteja funcionando, mas de uma coisa temos certeza, os ganhos que sua ID ganharam estão guardados e assim que verificar isso pode ser que a carta chegue e tudo o mais seja feito. Resumindo, acesso o site do AdSense e verifique seu cadastro rsrs. Agradeço o comentário.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, pela suas resposta, aparentemente estou sim ,entro la no meu perfil e diz quanto eu estou ganhando,fiquei com duvida,vejo em sites e videos pessoas falando de receber um tal de pin,eu não entendo isso ainda...não vou me preocupar com isso não, sei que quando for para receber sei que receberei, te agradeço de coração por sua resposta obrigada sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leny

    Este seu texto emociona, você abriu o coração e colocou nele toda verdade. Desejo sorte e muitas felicidades a você, e, que seu livro seja escrito.

    Não encontrei o google friends conect em nenhum de seus blogs para segui-la também, será que não vi ou não tem mesmo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Van, se é o que entendi tem sim está no fim da página,vou ficar muito feliz você me seguindo obrigada beijo.

    ResponderExcluir
  5. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá António Jesus Batalha bem vindo amigo, vou visitar seu site sim e seguir, muito obrigada adorei suas palavras beijo.

      Excluir
  6. Oi,Leny!
    A vida não é fácil mesmo,amiga,principalmente para quem trabalha muito e ganha a vida honestamente,mas quando a pessoa tem nobreza de caráter,não se deixa abater pelas amarguras da vida e segue firme,vivendo e lutando com dignidade!
    O povo japonês está entre os que eu mais admiro!
    Desejo que siga firme ao lado de sua família e vença todos os obstáculos que aparecerem no seu caminho!Felicidades e muito sucesso!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia madamexereta Obrigada querida que palavras lindas... é o que venho fazendo esses longos anos amiga, desejo tudo de bom para você e sua familiar beijo.

      Excluir
  7. Muito bom seu blog,estou seguindo

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Jonas Cristiano Bem vindo obrigada sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Oi Leny, aqui é a Sandrynne do H&S Dyvas, então, estou de blog novo, agora sozinha e com uma proposta bem legal! Da uma olhadinha lá, retribuo com o possível. Espero poder contar com você neste novo inicio, beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sandrynne Guimarães Que noticia boa querida. Estou Grata e Muito Feliz COM SUA Visita de volta AO Meu blog! espero ver a suas dicas maravilhosas desejo lhe Sucesso beijo.

      Excluir
  10. Olá Leny

    Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada. Adorei seu blog e estou te seguindo.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá KINHA:eu que agradeço por vim conhecer meu blog !estou participando de seu blog,volte mais vezes querida beijo.

      Excluir
  11. Amada
    em
    CRISTO JESUS !!! !!! !!!
    Grato a Ti fico muito mesmo pela consideração
    Para Comigo e toda Atenção prestada-me !!! !!!
    Bom saber de sua Existência
    YHVH JIRÉ
    ELE sempre proverá o melhor pra nossas Vidas
    ELE proveu aqui nossa comunicação ... ... ...
    ELE é Digno de receber Toda Honra e Glória !!! !!! !!!
    Considero sua Pessoa o melhor de DEUS
    Pois pelo o ESPIRITO somos testificado isso ééé
    Fato relacionado ao que Expressamos-nos ... ... ...
    Volto a repetir o SENHOR JESUS conta contigo
    Saiba que sua Pessoa é Vaso de Honra nas mãos do
    Oleiro e ELE realmente conta com essa matéria sua
    ELE em Ti fará muito mais que pensa e espera ser
    Seja verdadeiramente o Melhor de YHVH ... ... ...
    Tenha meu carinho !!! !!! !!!

    Shalom pra Ti !!! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu , Só Tenho a Agradecer por seu carinho e amizade, obrigada! ....Deus abençoe, beijo.

      Excluir
  12. Olá, Leny, muito bom te ler, saber das experiências de uma brasileira no Japão, cultura tão diferente da nossa. Complicada a vida, mas muito interessante. Seu texto me emocionou.
    Grande abraço pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luso Esse é só o começo... não sei se conseguiria escrever mas coisas em um blog, obrigada beijo.

      Excluir
  13. Obrigado pela visita, seguindo também, bjos, Lenny Iwata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ateliê Elaine Taroco Obrigada querida pelo carinho beijo.

      Excluir